A Educação Infantil (2 a 5 anos) é o início do processo educacional. Essa etapa marca a primeira ampliação dos laços afetivos familiares ao promover a incorporação da criança em espaços mais amplos e mais complexos, a exemplo da escola.
Esse contexto é fundamental para o desenvolvimento de habilidades emocionais e cognitivas que darão suporte à experiência de viver em grupos e de descobrir o mundo para além da família e da casa. As vivências dessa etapa têm como pressuposto a interação entre o brincar e o aprender sobre si, sobre a relação com os outros e sobre a natureza, com muita alegria e delicadeza, já que, para nós, educar é indissociável de cuidar.
A Educação Infantil é permeada de muitas brincadeiras e interações para a criança descobrir o mundo que existe para além dos laços familíares. Esses eixos são estruturantes das práticas pedagógicas e fundamentais para a garantia dos direitos de aprendizagem e previstas na BNCC, que são:
- Conviver;
- Brincar;
- Partipar;
- Expressar;
- Conhecer-se.
Nesse sentindo, o CNSM cuida de cada espaço e pensa em todos os detalhes para possibilitar as vivências das crianças em cada campo de experiência, com a premissa de que educar é indissociável do cuidar.