Fundadores

BIOGRAFIA – MADRE LÚCIA ETCHEPARE

Madre Lúcia Etchepare nasceu em Carmelo, Uruguai, e residiu por muito tempo na Argentina. Quando morava em Buenos Aires, começou a sentir um forte desejo de fundar uma Congregação que fosse “eminentemente missionária”, voltada para a evangelização nos lugares mais carentes e desprovidos de assistência humana, social e religiosa. Seu maior desejo era que Jesus Cristo fosse “conhecido, amado e seguido” por todos.

Ao conhecer Dom Inocêncio Lopez Santamaria, o qual, na época, era bispo em São Raimundo Nonato-PI, ficou sabendo da grande carência vivida pelo povo do Piauí e da extrema dificuldade de evangelização e de instrução na região.

Após doze anos de oração e discernimento, Madre Lúcia deixou a congregação religiosa à qual pertencia e, em 1937, veio para o Brasil, onde fundou a Congregação das Irmãs Mercedárias Missionárias do Brasil no ano de 1938, com o apoio de Dom Inocêncio.

BIOGRAFIA – DOM INOCÊNCIO LÓPEZ SANTAMARÍA

Dom Inocêncio López Santamaria nasceu em 28 de dezembro de 1874, na Espanha. Foi amigo próximo do Papa Bento XV, aceitando o convite deste para assumir a evangelização em Bom Jesus do Gurgueia, no estado brasileiro do Piauí.

Chegou ao Brasil no início de 1931 e tomou posse, como bispo de São Raimundo Nonato-PI, no dia 18 de fevereiro do mesmo ano. Aí trabalhou incansavelmente, colocando sua vida a serviço da Igreja e do povo mais simples dos sertões piauienses.

Dom Inocêncio colaborou com Madre Lúcia Etchepare no processo de fundação da Congregação das Irmãs Mercedárias Missionárias do Brasil. Deu grande incentivo à educação e apoiou a criação de um ginásio, em São Raimundo-PI, instituição que depois receberia seu nome e que foi um marco na cultura da região. Faleceu no Hospital Espanhol, em Salvador-BA, no dia 9 de março de 1958 e foi sepultado na Catedral de São Raimundo Nonato.